Escalas são sequências de notas musicais organizadas, compreendidas no limite de uma oitava, que formam a base para a grande maioria das músicas. As escalas maiores e menores são as mais comuns na música ocidental, pois são utilizadas, do jeito como conhecemos, a vários séculos desde a música barroca, até os dias de hoje.
Contudo, antes de mergulharmos nas escalas, é importante entender o que é um tom e semitom. Em música, semitom, ou meio tom, é o nome que se dá para o menor intervalo entre duas notas no sistema temperado, o sistema musical mais usado no ocidente principalmente depois do período barroco. Um exemplo de um semitom natural, ou seja sem notas alteradas é a distância de mi para fá, e de si para dó. O tom é equivalente a dois semitons, e pode ser representado de forma natural na distância entre dó e ré, ré e mi, fá e sol, sol e lá, e lá e si.
Agora que você sabe o que é um tom, podemos entender o que é uma escala com mais clareza. Uma escala é uma sequência de tons e semitons que segue uma ordem específica. As escalas maiores e menores seguem a seguinte ordem de tons e semitons:
- Escala maior: tom – tom – semitom – tom – tom – tom – semitom
- Escala menor: tom – semitom – tom – tom – semitom – tom – tom
A primeira nota de uma escala maior ou menor é chamada de tônica, e define o tom da escala. Por exemplo, a escala de Dó maior começa com a nota dó, e a escala de Lá menor começa com a nota lá.
Agora que você entende a estrutura básica das escalas maiores e menores, vamos dar uma olhada em alguns exemplos:
Exemplo 1: Escala de Dó maior
A escala de Dó maior é uma das escalas mais simples, pois não tem nenhuma nota alterada. Aqui embaixo está a sequência de notas da escala de Dó maior e de Dó menor:
Observe que a escala começa com a nota dó e termina com a nota dó uma oitava acima. A cada tom ou semitom, a próxima nota é selecionada, de acordo com a ordem da escala.
Exemplo 2: Escala de Lá menor
A escala de Lá menor é uma escala menor, o que significa que ela tem uma estrutura diferente da escala maior. Aqui está a sequência de notas da escala de Lá maior e de Lá menor:
Observe que a escala começa com a nota lá e termina com a nota lá uma oitava acima. A cada tom ou semitom, a próxima nota é selecionada, de acordo com a ordem da escala.
Exemplo 3: Escala de Sol maior
A escala de sol maior tem uma nota alterada, a nota fá, que é aumentada para fá#. Aqui abaixo está a sequência de notas da escala de Sol maior e Sol menor:
Observe que a escala começa com a nota sol e termina com a nota sol uma oitava acima. A cada tom ou semitom, a próxima nota é selecionada, de acordo com a ordem da escala
Exemplo 4: Escala de Mi menor
A escala de Mi menor também tem uma nota alterada, a nota fá, que se transforma em fá#. No caso da versão menor harmônica dela, há uma distância de um tom e meio da sexta para a sétima nota, transformando a sétima nota numa sensível, pois a distância entre ela e a tônica é de um semitom. Aqui embaixo está a sequência de notas da escala de Mi maior, Mi menor e Mi menor harmônica:
Escala menor harmônica: tom – semitom – tom – tom – semitom – 1 tom e meio (1 tom+1 semitom) – semitom.
Observe que a escala começa com a nota mi e termina com a nota mi uma oitava acima. A cada tom ou semitom, a próxima nota é selecionada, de acordo com a ordem da escala.
Além dos exemplos acima, existem outras escalas maiores e menores com notas alteradas ou diferentes estruturas. É importante lembrar que as escalas são apenas uma base para a música e que as notas podem ser usadas de maneiras diferentes para criar diferentes efeitos e emoções em uma música.
Agora que você entende melhor o que são escalas maiores e menores e como elas são formadas, você pode começar a explorá-las mais em sua música. Pratique tocando escalas em diferentes tonalidades e experimente incorporá-las em suas performances, vocalizes ou composições. Com a prática, você desenvolverá sua habilidade em usar as escalas para improviso, canto, ou uma composição mais complexa e interessante.
Se você se interessa por temas relacionados à história da música, teoria musical, canto, entre outros, considere conferir outros conteúdos em nosso blog! E também, nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de nossas novidades e receber dicas exclusivas.
Assista o vídeo que fiz sobre escalas aplicadas ao canto: