Tonalidade, ciclo das quintas, tom da música

O tom, ou a tonalidade, é um dos elementos fundamentais da música e tem um papel crucial na forma como as notas e acordes são organizados e percebidos pelo ouvinte, e pode ser classificado como conjunto hierárquico de notas formado por uma escala.

Tomando a tonalidade de dó maior como exemplo, sua escala será dó, ré, mi, fá, sol, lá e si, retornado para dó mais uma vez após o si. Sendo um tom maior, sua escala também será maior, e dentro dessa escala haverá diferentes graus de atenção e de prioridade para as respectivas notas. A nota dó no tom de dó maior será a tônica, o acorde que ela irá gerar é o de dó maior, e consequentemente, todas as outras notas e acordes giram ou gravitam em torno dessa nota. É como se ela fosse um sol no seu sistema solar.

Quando a tonalidade ou tom de uma música é menor, a escala também será menor. Todavia a relação hierárquica entre as notas é semelhante, tendo a nota do tom e seu acorde com a função de tônica. Função é o papel de cada nota ou acorde em relação à respectiva tonalidade. Dentro de uma tonalidade existem também outras funções do ponto de vista da harmonia, que vale a pena comentar. 

Tonalidade na harmonia funcional

As três funções, que desempenham o papel na harmonia de uma tonalidade são: a função de tônica, a função de subdominante e a de dominante. A função de tônica representa o repouso e a estabilidade. A de subdominante pode representar uma certa estabilidade em menor grau, mas geralmente tem uma tendência a movimentar a música, principalmente em direção à função de dominante, que por carregar tensão, que vem do trítono de seu acorde, convida o próximo acorde a ser o de tônica, e criar o repouso mais uma vez. Um exemplo disso é a famosa sequência II – V – I (Ou 2, 5, 1).

Música Tonal: A importância do tom

A música que coexiste na maioria das mídias a séculos não se chama música Tonal a toa. O tom tem uma importância fundamental em como o nosso ouvido percebe uma música. Como a maioria de nós desde criança, tivemos contato com esse sistema musical, nosso ouvido foi condicionado a perceber e compreender as relações entre as notas dessa forma. Por isso quando alguém canta fora do tom, ou seja, canta notas que não estão presentes na hierarquia original da música, a maioria de nós se sente incomodada.

Às vezes quando um cantor deseja performar uma música, o tom da música original exige que ele cante notas muito agudas ou graves, então ele pode mudar para ajustar ao registro mais confortável. Muitas vezes numa música há como haver mudanças de tom propositais chamadas de modulações, mas isso é assunto para outro post. Se você sente vontade de se aprofundar ainda mais no assunto, vem conferir outros conteúdos em nosso blog! Nele abordamos diversos temas relacionados ao canto e à música em geral. E também, nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de nossas novidades e receber dicas exclusivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress